É na escola que os alunos recebem instrução e formação, e um dos papéis do professor será, pois, o de estabelecer laços entre a escola e a sociedade; levar jornal para sala de aula é como trazer o mundo pra dentro da escola.
No processo de mediação primeiro o professor precisa ter muito claro por que escolheu aquele texto e não outro, mas ao selecionar o texto e estabelecer a intenção, apenas iniciou-se o trabalho de leitura. Há muito que percorrer para se formar um leitor competente. É necessário passar por algumas etapas, primeiro fazendo uma pré-leitura-momento que se ativa o conhecimento do aluno-leitor,com isso o aluno trabalha a sua memória a sua capacidade de previsão, associando suas experiências atuais com as passadas e com aquilo que espera que aconteça.
Uma outra etapa é a leitura descoberta, e o professor precisa ter em mente, que essas atividades deverão se processar passo a passo. A leitura não é feita de uma só vez, indiscriminadamente,mas sim de modo seletivo. Por isso não se pode esperar que o aluno enxergue uma simultaneidade de aspectos, de informações ou algumas intenções mais específicas. Portanto, ele precisa da mediação do professor, necessita ter claro o que deve buscar no momento da leitura.
A última etapa é a pós-leitura onde o aluno leitor poderá utilizar criticamente o sentido construído, refletir sobre as informações recebidas e, assim, construir conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário