sábado, 6 de novembro de 2010

PROGRAMA ESCOLA ATIVA

O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: Implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

A Escola Ativa trabalha com elementos combinados:  cadernos de ensino e aprendizagem
                                                                                 cantinhos de aprendizagem
                                                                                 colegiado estudantil
                                                                                 escola e comunidade.

Caderno de ensino-aprendizagem- são livros específicos por disciplinas,desenvolvidos para utilização nas classes multisseriadas. São elaborados de forma que o estudante possa desenvolver parte de suas atividades em sala de aula seguindo as orientações do caderno.

Cantinhos de aprendizagem- são espaços nos quais serão reunidos materiais de pesquisa, subsídios para as aulas, onde pode acontecer, experimentação, comparação e socialização de conhecimento.

Colegiado Estudantil- É um coletivo de representantes dos comitês, proposto pelo programa Escola Ativa como forma de favorecer a implantação da gestão democrática e fortalecer a participação das educandas e educandos e comunidade. Sua função é estimular a auto organização das educandas e educandos, a tomada de decisões coletivas, a gestão, o comando e execução de tarefas, assim como a coordenação de assembléias.






Escola e Comunidade- A escola como parte da comunidade, deve procurar aprofundar sua inserção na mesma, por meio de atividades curriculares relacionadas à vida diária, ao ambiente natural e social, à vida política e às condições materiais dos educandos e da comunidade.









e

Nenhum comentário:

Postar um comentário