quinta-feira, 28 de julho de 2011


A agricultura familiar hoje abrange 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo sem explorar o consumidor e garantindo produtos de qualidade na mesa de todos brasileiros.
Por Luci Choinacki - Deputada Federal
 
Esse setor tem se firmado e mostrado todo seu potencial econômico, cada vez mais importante na sociedade brasileira cumprindo um papel decisivo na grande maioria dos pequenos municípios brasileiros, contribuindo na dinamização das atividades econômicas locais.
Só quem já viveu na roça conhece de perto a rotina desses milhares de brasileiros que todos os dias, acordam cedo, e junto com nossas famílias, produzem o alimento que está na mesa de cada um de nós. Esse trabalho fundamental e essencial é feito pelos agricultores e agricultoras familiares e assentados da reforma agrária que garantem com seu esforço 70% da produção de alimentos no Brasil.
O trabalho dos agricultores familiares dignifica, gera renda e vida. É muito importante que reconheçamos este valor para que o poder público, cada vez mais, avance em políticas de garantia de renda e de suporte para essas famílias. Historicamente já avançamos muito e um exemplo disso é a aposentadoria dos trabalhadores rurais aos 60 anos e das trabalhadoras rurais aos 55 anos com um salário mínimo e também a licença-maternidade das agricultoras e pescadoras artesanais que foram conquistados com muita mobilização e luta. Mas temos mais a conquistar.
O fortalecimento da agricultura familiar depende de uma intervenção no conjunto das políticas públicas, considerando as políticas econômicas e políticas sociais como indispensáveis e complementares para o desenvolvimento. A agricultura familiar tem em sua origem e cultura uma caminhada baseada na união e cooperação e na construção da melhoria de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros do campo e da cidade. Nos últimos anos as medidas de política passaram a reconhecer a importância da agricultura familiar, principalmente por programas de crédito como o Pronaf. Hoje novos desafios apontam nesse horizonte. Hoje na zona rural são necessários investimentos em cultura, acesso à internet e a educação superior para que nossos jovens continuem sua experiência no campo.
Para isso precisamos sempre evoluir e aumentar nossos investimentos nesse importante setor produtivo. Vamos lembrar sempre que nosso futuro é fruto do trabalho e suor de mulheres e homens que colocam na terra a semente de um futuro melhor para todos.
Fonte: O RIOSSULENSE  









terça-feira, 19 de julho de 2011

DOIS MESES DE SAUDADES!


A morte não é tudo. Não é o final. Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu. Tudo permanece exatamente como foi. Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável. O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos. Chame-me pelo antigo apelido familiar. Fale de mim da maneira que sempre fez. Não mude o tom. Não use nenhum ar solene ou de dor. Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos. Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim. Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi. Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra. A vida continua a ter o significado que sempre teve. Existe uma continuidade absoluta e inquebrável. O que é esta morte senão um acidente desprezível? Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão? Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo, bem próximo, na outra esquina. Está tudo bem!” (Ana Carolina Oliveira)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AMIGAS



PODE ME CHAMAR

Se um dia lhe der uma louca vontade de chorar chama-me. Não lhe prometo fazer sorrir, mas posso chorar com você... Se um dia resolver fugir; não se esqueça de me chamar. Não lhe prometo pedir pra ficar, mas posso fugir com você. Se um dia lhe der uma louca vontade de não falar com ninguém, chama-me assim mesmo. Prometo ficar bem quietinho, mas... Se um dia você me chamar e eu não for,vem correndo ao meu encontro... Talvez eu esteja precisando de você...

domingo, 17 de julho de 2011

APAGANDO VELINHAS

Feliz Aniversário


Alguma coisa está acontecendo,
olhei para o céu, cadê as estrelas???
o sol sumiu;
a lua partiu.........


Sumiram as rosas dos jardins,
Sumiram os peixinhos do mar,
E vento deve estar soprando em outro lugar......


Em busca de ajuda,
procurei os anjinhos,
e nem eles consegui encontar.
Quando de repente um deles,
eu vi tentando escapar.......


Não exitei, e fui logo perguntando:
Anjinho, anjinho: -O que está acontecendo???
E o anjinho mesmo que apressado,
respondeu ao meu chamado:
-Meu rapaz, você não tem do que se preocupar,
todos saíram para comemorar,
o aniversário da pessoa mais linda.......deste lugar..BRUNA VALYSSA....
Fernando Finatti

sábado, 16 de julho de 2011

16 DE JULHO DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO.

BAIXA FECHADA, FESTEJA SUA PADROEIRA.

Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo - e ainda - escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte". Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.


Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

16/07/11 SÁBADO
17:30h
Procissão: saindo da casa de Toinha
18:00h- Celebração de enceramento com os grupos da comunidade: GRUJOAC e PSC e grupos das comunidades vizinhas.
Logo após celebração: show de louvor com o grupo Crinchapas de Queimadas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO NA COMUNIDADE DE BAIXA FECHADA CONTINUA.

10/07/11 DOMINGO
19:30h: novena Pregadora: Nova
Tema: Nossa Senhora do Carmo, protegei nossos jovens do álcool (PROVÉRBIOS 17,21-25 )
Resp: GRUJOAC e PSC (Baixa Fechada I )
20:00h




Apresentação de quadrilha do idoso de Apodi.

domingo, 10 de julho de 2011

12ª FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO PADROEIRA DO SÍTIO BAIXA FECHADA I

     É com muita fé, esperança e amor que celebramos os festejos alusivos a nossa Senhora do Carmo e convidamos a você e a toda família a participar conosco de 07 a 16 de julho de 2011.
Será uma honra recebê-los em nossa festa.
Agradece o grupo de jovens GRUJOAC, PSC e a comunidade de Baixa Fechada I.


07/ 07 /11 QUINTA- FEIRA:
Abertura da festa
18:00h
-Procissão: Saindo da Escola Isolada Baixa Fechada; e hasteamento das bandeiras.
19:30h
- Novena com o grupo GRUJOAC, PSC e comunidade, (1 PEDRO 2, 4-10)
  Tema: Nossa senhora do Carmo, olhai para a juventude de nossa comunidade.
   Pregador: Seminarista Glaúdio.


08/07/11 SEXTA-FEIRA

19:30H NOVENA: Pregadora: Francisca
Tema: Nossa Senhora do carmo, despertai a fé de nossos jovens. (EFÉSIOS 5 )
Resp: GRUJOAC,PSC ( Baixa Fechada I)


09/07/11 SÁBADO


19:30h: Novena- pregador: Gutemberg.
Tema: Nossa Senhora do carmo, velai pelas pelas mães aflitas. ( LUCAS 2, 41-52).
Resp: CRINCHAPAS,GRUJOASC ( Comunidade de queimadas)
20:30h
Apresentação de quadrilha da comunidade de Baixa Fechada I



                           Padroeira na escola
                             Alunos com a padroeira

                               celebração de abertura da festa
                           equipe de liturgia
                                 noivos da quadrilha, Mayara e Vanilson


apresentação de quadrilha da comunidade de Baixa Fechada I.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

É A ARTE PELAS MÃOS! OUTRA FORMA DE LINGUAGEM











UNIDADE 2
LINGUAGEM, LINGUAGENS! MUITAS FALAS!
CADERNO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PORTUGUÊS 5º ANO PÁGINA 73.
ESCOLA ATIVA.