terça-feira, 23 de novembro de 2010

Quadra de esportes de Baixa Fechada I será inaugurada nesta sexta-feira


O Vereador Júnior Carlos concluiu o trabalho de construção de mais uma quadra de esportes que servirá as comunidades rurais de nosso município, depois de Juazeiro I, Frei Damião, agora chegou a vez da comunidade de Baixa Fechada I, receber sua quadra de esportes.

O Vereador se propôs através de amigos a construção dessas quadras, primando pelo desenvolvimento do esporte e do social nas comunidades rurais, que foram escolhidas mediante a carência de cada região।

Um ponto que merece destaque nessa terceira quadra é que a mesma veio desmistificar alguns boatos de que as mesmas eram eleitoreiras, e que esta última não seria construída, ou seja, não seria concluída, pois o pleito já passou।

A quadra está concluída inclusive é a maior de todas, e será inaugurada nesta sexta-feira, 26 as 19h00minh, com cerimonial e depois forró, com a banda local, Forró Na Moral।

Ainda no sábado como parte da programação de inauguração será realizado o grande torneio de futsal, como equipes previamente convidadas de toda região, reunindo centenas de pessoas da comunidade।

“Chego ao final desta última etapa com a certeza do dever cumprido, pois sei o valor que as outras duas quadras estão tendo, e essa não será diferente pra comunidade e pra toda região, estou muito feliz” concluiu Júnior Carlos. 
Fonte: Blog do Josenias Freitas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA A UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ.

 


APAVA (Associação dos Pequenos Produtores de Arroz do Vale do apodi ) está construindo uma unidade de beneficiamento para atender melhor seus clientes. Essa Associação vem realizando progressos por está organizada o que faz toda diferença; nesta construção trabalham com recursos do PDS (Programa de Desenvolvimento Sustentável ) tem o apoio do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais )da COAFAP (Cooperativa da Agricultura Familiar ) e da Prefeitura Municipal de Apodi.
A APAVA já está vendendo arroz para a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento ) que atende aos programas sociais do nosso municipio. Segundo o presidente da Associação do arroz Francisco Antonio Gama ( Bebé ) todo sucesso é fruto da organização dos sócios que trabalham visando o bem estar de toda clientela entregando um produto de boa qualidade.

                                                     CONVITE

Vimos através do presente convidá-lo (a) a participar da oficina de trabalho em elaboração ao projeto Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), da cadeia produtiva do arroz vermelho, nos vales do Apodi e Felipe Guerra, que se realizará conforme programação abaixo:  

-Data: 23/11/2010 (terça feira )
-Local: Auditório do STTR de Apodi
-Horário: 08:30h às 11:30h

Nesta oficina apresentaremos a demanda em termos de projetos e ações que fortalecerão essa importante cadeia produtiva nesses dois municipios, como também o planejamento de atividades de continuidade de elaboração DRS.

Na certeza de contarmos com sua participação e colaboração fica nosso agradecimento antecipado.
                                                              
                                                           Francisco Antonio Gama
                                                                  presidente   

domingo, 21 de novembro de 2010

INAUGURAÇÃO DA QUADRA DE ESPORTE DE BAIXA FECHADA 1


É nesta sexta- feira dia 26 de novembro a inauguração da quadra de Baixa Fechada 1, nas comemorações há um forró sexta-feira a noite, com a banda NAMORAL e no sábado torneio de futebol com as  equipes locais e interessados. Se você deseja participar do torneio faça sua inscrição até sexta-feira com Bebé ou Bartô. Aguardamos e agradecemos a sua presença.

APAGANDO VELINHAS.




Neste sábado dia 20 de novembro, Dona Francisca (mãe do sargento Xavier ) recebeu em sua residência no sítio Baixa Fechada 1, amigos,  amigas e familiares para comemorar seus 80 anos de vida. PARABÉNS.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Biografia de Padre Theodoro Snijders



theodoro
*Feita pelo próprio padre.
Meu nome completo é Theodoro Johannes Franciscus Snijders, nasci na cidade de Helmond na Holanda, no dia 28 de novembro de 1934, sou filho de Johannes Snijders e Henrica Kerkhof.
Minha infância foi igual a da maior parte das crianças, fui batizado na igreja católica e cursei o primário com êxito. Ainda na infância com apenas 13 anos, período em que estava na escola primária, recebi o chamado para servir a Deus e, acompanhando os passos do meu irmão, ingressei no seminário, que ficava próximo a minha casa em Helmond, como noviciado, e logo em seguida fui para Bergen op Zoom.
Durante todo o período de seminarista eu sempre estive convicto do dever que tinha assumido, e que minha vocação para servir a Deus aumentava a cada dia, e que o meu desejo, a minha vontade de me tornar um padre, ficava cada vez mais evidente e eu ensaiava para que chegasse o dia de minha ordenação.
No dia 18 de dezembro de 1960, na cidade de Nijmegen na Holanda, fui ordenado padre e a partir daquele momento recebi a graça de espalhar pelo mundo a palavra de Deus e ajudar todo o povo a conseguir glórias, não apenas após a morte, mas principalmente ainda quando em vida. Meu dever como padre era preparar o espírito do povo para a chegada de Deus, mas não poderia, de forma alguma, deixar de lutar pela vida deles aqui na terra, pois não só a alma precisa do alimento que é Jesus, mas o corpo padece com os problemas terrenos.
No dia de minha ordenação senti Deus ao meu lado, e naquele instante fui envolvido por uma força estranha, maior do que qualquer outra coisa, e tive a certeza de que tinha escolhido o caminho certo e que deveria usar aquela força para servir a Deus e dessa forma servir ao povo, especialmente aos mais pobres e mais distantes, para ensinar a eles e praticar para eles o amor que Jesus veio nos ensinar.
Minha jornada começou ainda na Holanda, no próprio seminário, quando fui professor de francês, religião e latim. Depois fui para a paróquia de Rips onde trabalhei dos anos de 1966 a 1970, e na paróquia de Boekel dos anos 1970 a 1976. Foi na Holanda onde passei por minha maior provação como sacerdote, quando não fui aceito para ir à missão no exterior, sobretudo no Brasil.
No ano de 1977 vim para o Brasil, passei 03 meses em Recife para climatizar, e depois fui trabalhar na cidade de Fortaleza/CE, e lá fiquei até o ano de 1983.
Certo dia, o provincial veio falar comigo para me transferir para a cidade de Apodi/RN, naquela época eu estava com um pouco de desgosto porque tinham dividido a minha paróquia sem o meu consentimento, e nem se quer me consultado, por isso aceitei a proposta e no ano de 1983, cheguei à cidade de Apodi, onde estou até hoje. 

sexta-feira, 12 de novembro de 2010


Preciosos Pais



A maioria dos jovens atualmente acham que os pais são velhos e ultrapassados, e insistem em dizer que os seus conselhos já não servem pra nada, e que tudo o que eles falam "não tem nada a ver". E o pior é que não é só a galera do mundo que insiste em desobedecer os pais e desrespeitá-los.

Existem também jovens cristãos agindo dessa maneira. É preciso entender que nossos pais são as pessoas que mais nos amam neste mundo, e sempre querem o nosso melhor. Mas como às vezes somos cabeça dura, não damos ouvidos a aqueles que estão sempre ao nosso lado, prefirimos escutar alguns amigos que não são bons exemplos e que não tem nada a nos acrescentar. Devemos aprender a escutar mais nossos pais, por mais que não concordemos com a opinião deles, eles são autoridades em nossa casa e nosso dever é cumprir as suas ordens. Até porque no fim da história, na maioria das vezes vemos que eles tem razão com o que falaram. Por esse motivo e por serem nossos pais, é que temos que amá-los, respeitá-los, obedece-los e honrá-los.




"Honra a teu pai e atua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20:12)

Na palavra de Deus, já se mostra em um dos dez mandamentos, o nosso dever como filhos de honrar nossos pais, e quando agimos dessa forma, agradamos a Deus, pois estamos cumprindo uma ordem dEle.
Mesmo quando o pai ou a mãe negam um pedido ao filho, mesmo assim eles estão o amando, pois sabem que conceder certos pedidos pode trazer para a vida de seu filho, graves consequências. É papel dos pais corrigirem seus filhos, quando estamos em posição de filhos isso parece ser chato e errado, mas um dia quando formos pais saberemos que é necessário.

Então quando você estiver levando um sermão do seu pai ou da sua mãe, pense que ele só quer o seu melhor, e que levar essa bronca agora é necessário para o seu amadurecimento e crescimento.
Os pais são quem mais nos amam na terra, maior que o amor deles somente o amor de Deus. Infelizmente existem sim pais que não são exemplos, que abandonam seus filhos e não os amam, mas Deus com certeza tem cuidado desses filhos e suprido todas as suas necessidades.

"Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá" ( Salmos 27.10)
 
FONTE: Apodi pra Jesus.
 

domingo, 7 de novembro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO.

08/11/2010
Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso

           votos de seus amigos e família.

sábado, 6 de novembro de 2010

III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

Dias 04, 05 e 06 de novembro de 2010.

Professora formadora; Claúdia Pinto

Tema: Alfabetização e Letramento

Local: auditório da 13ª DIRED


Professoras que participaram da formação.

Francisca Jacinta Gama Freitas
Francisca de oliveira Alves
Maria Coeli Freire da silveira
Maria da Conceição de Oliveira Melo
Antonia Lúcia
Raimunda Nonata
Francisca Moreira Fernandes
Margarida Gurgel
Maria da Conceição Oliveira
Iraci Antonia da silva
Maria Dalvanir da silva
Maria José
Francisca Arisonária







Letramento definido num poema
Uma estudante norte-americana, de origem asiática, Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento, define-o em um poema:



O QUE É LETRAMENTO?



Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão
é leitura à luz de vela
ou lá fora, à luz do sol.
São notícias sobre o presidente
O tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas
de velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
e de tudo que você pode ser

PROGRAMA ESCOLA ATIVA

O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: Implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

A Escola Ativa trabalha com elementos combinados:  cadernos de ensino e aprendizagem
                                                                                 cantinhos de aprendizagem
                                                                                 colegiado estudantil
                                                                                 escola e comunidade.

Caderno de ensino-aprendizagem- são livros específicos por disciplinas,desenvolvidos para utilização nas classes multisseriadas. São elaborados de forma que o estudante possa desenvolver parte de suas atividades em sala de aula seguindo as orientações do caderno.

Cantinhos de aprendizagem- são espaços nos quais serão reunidos materiais de pesquisa, subsídios para as aulas, onde pode acontecer, experimentação, comparação e socialização de conhecimento.

Colegiado Estudantil- É um coletivo de representantes dos comitês, proposto pelo programa Escola Ativa como forma de favorecer a implantação da gestão democrática e fortalecer a participação das educandas e educandos e comunidade. Sua função é estimular a auto organização das educandas e educandos, a tomada de decisões coletivas, a gestão, o comando e execução de tarefas, assim como a coordenação de assembléias.






Escola e Comunidade- A escola como parte da comunidade, deve procurar aprofundar sua inserção na mesma, por meio de atividades curriculares relacionadas à vida diária, ao ambiente natural e social, à vida política e às condições materiais dos educandos e da comunidade.









e

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

NOSSA SENHORA DO CARMO, PADROEIRA DE BAIXA FECHADA 1.

Nossa Senhora do Carmo
 
No dia 16 de julho, celebra-se na Igreja Católica, a memória de Nossa Senhora do Carmo, um título da  Virgem Maria que remonta ao século XIII, quando, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas. Estes, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada "fonte de Elias", e iniciaram um estilo de vida que, mais tarde, se estenderia ao mundo todo. Devido ao lugar onde nasceu, este grupo de ex-cruzados e eremitas foi chamado de "carmelitas". A história nos assegura que os eremitas construíram também uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora que, mais tarde, e pela mesma circunstância de lugar, seria chamada de "Nossa Senhora do Carmo" ou " Nossa Senhora do Carmelo". Os carmelitas viram-se obrigados a emigrar para a Europa, para continuar a própria vida religiosa e lutar por seu espaço entre as várias ordens mendicantes. O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao "símbolo do escapulário".
 
A presença de Maria com o nome de Nossa Senhora do Carmo foi se espalhando por toda a Europa, e esta devoção foi levada para a América Latina, na primeira hora da evangelização. É difícil encontrar uma diocese latino-americana que não tenha, pelo menos, uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Não somente são igrejas matrizes ou catedrais dedicadas a Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, mas também lugarejos, capelas, oratórios etc. Isso prova como esta devoção saiu dos âmbitos restritos dos conventos carmelitanos e se tornou propriedade do povo e da Igreja Universal, como diz o Papa João Paulo II, em sua carta dirigida aos Superiores Gerais do "Carmelo da Antiga Observância e do Carmelo Descalço".
 
Esta devoção, enraizada no coração do povo, está sendo resgatada, e os devotos de Nossa Senhora do Carmo aumentam cada vez mais.
 
Texto: Cônego Pedro Carlos Cipolini - Doutor em Teologia (Mariologia); professor titular da PUC–Campinas; membro da Academia Marial de Aparecida