segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O VEREADOR JÚNIOR CARLOS E A COMUNIDADE DE BAIXA FECHADA TRABALHAM PELA REALIZAÇÃO DE UM SONHO.


Falta pouco para os jovens, crianças, adultos e toda comunidade de Baixa Fechada realizar o grande sonho que é possuir uma quadra de esporte. Aguarde convite para inauguração.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

POEMA: ALGUÉM TE AMA


Alguém no dia de hoje
Já lhe deu carinho ou amor?
Alguém lhe tratou com respeito
Ou falou do seu valor?
Se nada disso foi feito,
Não fique triste desse jeito,
Pois o ser humano esquece
E nem sempre reconhece
O valor das pessoas...



Deus, contudo, jamais irá lhe esquecer.
Ele tem um grande amor por você,
Por mais que você não o veja
E Ele fisicamente não apareça.
Diariamente,
Ele está contigo
E saiba que é o seu melhor amigo...

Você já disse no dia de hoje
Para alguém que o ama?
Você hoje já falou para Deus
Que depende dele e o adora?
Se nada disso está acontecendo,
Você não sabe o que está perdendo.
Quando nos damos,
Quando de nós saímos
Encontramos o sentido para a vida
E a nossa existência fica mais florida...

20 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO POETA.

HOMENAGEM AO DIA DOS POETAS


Poetas são seres mágicos que criam sonhos, tecem fantasias, inventam histórias. Doam-se ao mundo sem reservas, numa ânsia apaixonada de compartilhar os sentimentos que lhes povoam a alma. São feito bichos-da-seda, que se entregam vorazmente a fazer a sua textura. Falam todas as línguas. Conversam com as estrelas, com as flores, com a chuva. Falam com o sol, com as árvores, com os pássaros. Poetas se comunicam com toda a natureza.

Poetas sentem uma ansiedade contínua, que só se ameniza quando nasce um poema. Não qualquer poema. Aquele poema. O que lhes veio do mais profundo do seu ser. Que foi acarinhado, corrigido, enxugado, acrescentado. Aquele que fez o poeta atravessar noites sem dormir, rascunhando, amassando, lançando fora, resgatando. Que foi moldado como uma escultura, mãos em perfeita harmonia com as palavras, dedos encharcados do barro da inspiração.

Poetas parecem carregar nos ombros todas as dores e alegrias do universo. Sentimentos que só conseguem extravasar através de seus escritos. Quando sofrem, a dor é tão grande que sua obra sai lapidada, cristalina, sem arestas. Se felizes, expressam suas palavras com tanta alegria que contagiam de felicidade os corações. Sua magia é tanta que podem, com o alma destroçada, escrever poemas de pura felicidade. Estar cheios de alegria e criar poesias de profunda tristeza.

Poetas são as cigarras da literatura. Poetar é a sua música. É essa melodia em letras que lhes aquece o espírito, que lhes dá alento para seguir em frente quando os ventos são contrários. Poetas vestem a realidade de fantasia para fazer o mundo sonhar. Poetas aproximam amores, fortalecem amizades, eliminam rancores, conduzem à reflexão. Poetas são seres mágicos que iluminam os mais obscuros cantos da alma.

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Esta é uma republicação do texto "Magia Poética", da autora.

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Créditos de imagem:
http://fotos.sapo.pt

Dorcila Garcia

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Esse decreto falava da descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES.



Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

Parabéns pelo seu dia!!!!(Autor desconhecido)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

COLEGIADO ESTUDANTIL PREPARANDO SOLETRANDO.

O Colegiado Estudantil da Escola Isolada Baixa Fechada, composto pelos alunos João Vítor, Denilson, Juliana e Daniela preparam soletrando para esta sexta-feira, na ocasião repassaram para os demais alunos 50 palavras que serão sorteadas no momento da soletração. Serão organizados em duplas mediante sorteio, lembrando que essas palavras são dadas aos alunos apenas um dia antes, visto que nosso objetivo não é a decoreba e sim , apenas uma avaliação ortográfica da semana. Todas as palavras são de responsabilidade do colegiado estudantil, e retiradas dos cadernos de aprendizagem usados pelos mesmos durante toda semana. Essa atividade não classica por nota, o que vai contar é a sua participação e interesse de aprender muito mais.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TECENDO POEMAS - A CONSTRUÇÃO DO SER POÉTICO.

Fiz uma viagem

Dorival Caymmi

Composição: Dorival Caymmi
 

 Eu fiz uma viagem
A qual foi pequeninha
Eu sai dos Olhos d’Água
Fui até Alagoinha
Agora colega veja
Como carregado eu vinha
Trazia minha nega
E também minha filhinha
Trazia o meu tatu-bola
Filho do tatu-bolinha
Trazia o meu facão
Com todo o aço que tinha
Vinte couros de boi manso
Só no bocal da bainha
Trazia uma capoeira
Com quatrocentas galinhas
Vinte sacos de feijão
E trinta sacos de farinha
Mas a sorte desandou
Quando eu cheguei em Alagoinha

Bexiga deu na nega
Catapora na filhinha
Morreu o meu tatu-bola
Filho do tatu-bolinha 
Roubaram o meu facão
Como todo o aço que tinha
Vinte couros de boi manso
Só no bocal da bainha
 
Morreu minha capoeira
Das quatrocentas galinhas
Gorgulho deu no feijão, colega
E mofo deu na farinha

PADROEIRA DA COMUNIDADE DE BAIXA FECHADA

Oração à Nossa Senhora do Carmo - (16 de julho)
Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem trás o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade.
Nossa Senhora do Carmo libertai as benditas almas do purgatório.
Amém.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ENCONTRO DE COORDENADORES E PROFESSORES - 4º E 5º ANOS; PERCORRENDO OS CAMINHOS DO LETRAMENTO E NUMERAMENTO.

DISCIPLINAS: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

APOIO: IRERÊ FERREIRA DE SOUSA
Governador do Estado do Rio Grande do Norte

OTÁVIO AUGUSTO DE ARAÚJO TAVARES
Secretário Estadual da Educação e da Cultura

SALIZETE FREIRE SOARES
Secretária adjunta do Estado da Educação e da Cultura

FLÁVIO JOSÉ OLIVEIRA SILVA
Chefe de Gabinete

DOMINGOS SÁVIO SILVA DE OLIVEIRA
Coordenador da coordenadoria de desenvolvimento Escolar

MARIA DO CARMO FREIRE
Subcoordenadora de Ensino Fundamental

SUELY MARINHO DE ANDRADE
Subcoordenadora de Ensino Fundamental

LOCAL DO ENCONTRO
CENTERN; SÃO JOSÉ DO MIPIBU
PERÍODO - DIAS: 27,28 e 29 de SETEMBRO

PROFESSORES FORMADORES DE MATEMÁTICA

Anilda Pereira da Silva Guimarães
Edilson Maia
Francisco Maurício de Macedo
Marcia Maria Alves de Assis
Rosalba Lopes de Oliveira

Objetivo da Formação de Matemática
* Aprofundar estudos, com professores e coordenadores, sobre frações e números decimais por meio de atividades diversificadas que possibilitem a melhoria na prática docente aprendizagem do aluno.




EQUIPE RESPONSÁVEL (PORTUGUÊS)

Ana Maria Carvalho Silva Spínola
Edna Maria Gomes Cavalcanti
Gerlane Fernandes da Silva Félix
Giuliane Pinheiro de Oliveira
Maria Edilene de Almeida Queiroz
Maria Marlene Alves Barreto
Terezinha Omar de Lima
Vânia Maria Benevides

TECENDO POEMAS - A CONSTRUCÃO DO SER POÉTICO.
                       
 A PALAVRA CHAVE               

A palavra chave
já não fecha
nem abre

A palavra amor
muda de cor

a palavra verde
amadurece

A palavra ave
voa no papel.
Horácio Dídimo



 COMO TRABALHAR POESIA COM AS CRIANÇAS ?

          São tantos os elementos para se trabalhar poesia com as crianças, em sala de aula... O ler em voz alta um poema amado com atenção que ele despertou... O encontrar poesias que mexeram com o sensorial de cada um (visão, olfato, paladar...) e perceber como aconteceram escolhas diferentes por razões diferentes... O procurar poemas que falem de assuntos paralelos, parecidos, mas tratados de outra forma, valorizados por outro ângulo... O trocar experiências pessoais a partir de um poema que tenha sido vivido - por cada leitor - à sua maneira, no seu momento de vida, de modo mais abrangente, mais específico ou mais distanciado.
          O ter um caderno, um álbum, uma agenda, onde anotar poemas inteiros ou versos que pareceram particularmentes belos ou sábios ou perspicazes ou esclarecedores ou incríveis... O musicar, tornando cantigas, algumas expressões poéticas, que dão aquela vontade  de criar uma melodia. O escrever os próprios, a partir dum jogo de rimas - fáceis ou difíceis - de significados, de inversões, de brincadeiras com o sentido das palavras , através da cor, da textura, do movimento de cada palavra, cada frase ou estrofe...
          SE A PROFESSORA FOR LER UM POEMA PARA A CLASSE - que o conheça bem, que o tenha lido várias vezes antes, que o tenha sentido, percebido, saboreado. Para que passe a emoção verdadeira, o ritmo e a cadência pedidos, que sublinhe o importante, que faça pausas para que cada ouvinte possa cobrir -  por si próprio - cada passagem, cada estrofe, cada mudança...
          Que a criança goste de ler, de sorver devagarinho, sem pressa, a poesia que encontrar... Que, ao folhear um livro, saiba preparar numa passagem bem escrita e que saboreie esse momento de boniteza  que o autor elaborou. Ou, ao se deparar com o mal escrito, com o todo, com o desprovido de emoção e sensações, com o texto apressado, mal resolvido, que perceba e registre o quanto aquilo não quer dizer absolutamente nada...E que comente, fale e leia alto, pra demonstrar seu espanto - não com o bom e o novo, mas com o malfeito e o batido...
          E, SE FOR SELECIONAR ALGUMA POESIA PRA SER LIDA PELAS CRIANÇAS, que não seja a escrita por iniciantes, que ainda estão à procura da forma. É melhor recorrer àqueles autores que já dominam o verbo, constroem o verso, controlam o ritmo, sabem eliminar o supérfluo, para condensar - de modo exato e belo - as imagens, e provocar encantamento, suspiros, concordância, gostosura, sorriso, vontade de querer mais, de repetir, de dizer "Ah, é isto!" ou "Oh, é aquilo!", de precisar ler de novo pra melhor se inteirar, pra compreender lá no fundinho ou descobrir algo que - na primeira ou na segunda leitura - não foi percebido... de até querer guardar - dum modo especial - palavras que abriram as portas da compreensão dum modo mágico e sábio (que nem se intuía, imaginava ou percebia que era assim...).
          Pois, como escreveu um dia, lindamente, o poeta Oswaldo de Andrade:
          "Aprendi com meu filho de dez anos
          Que a poesia é a descoberta 
          Das coisas que nunca vi

Texto extraído do livro Literatura Infantil: gostosuras se bobices, de Fanny Abromovich.