sexta-feira, 24 de setembro de 2010

OS OLHOS DE QUEM VÊ

Um dia, um pai de família rica, grande empresário, levou seu filho para viajar até um lugarejo com o firme propósito de mostrar o quanto as
pessoas podem ser pobres.

O objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía, o status, o prestígio social; o pai queria desde
cedo passar esses valores para seu herdeiro.

Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa, de um morador da fazenda de seu primo...

Quando retornavam da viagem, o pai perguntou ao filho:

- E aí, filhão, como foi a viagem para você?

- Muito boa, papai.

- Você viu a diferença entre viver com riqueza e viver na pobreza?

- Sim pai! Retrucou o filho, pensativamente.

- E o que você aprendeu, com tudo o que viu naquele lugar tão paupérrimo?

O menino respondeu:

- É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro.

Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes e eles têm as estrelas e a lua no céu.

Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha.

Nós temos alguns canários em uma gaiola eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas!

O filho suspirou e continuou:

- E além do mais papai, observei que eles oram antes de qualquer refeição, enquanto que nós em casa, sentamos à mesa falando de negócios,
dólar, eventos sociais, daí comemos, empurramos o prato e pronto!

No quarto onde fui dormir com o Tonho, passei vergonha, pois não sabia sequer orar, enquanto que ele se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo,
inclusive a nossa visita na casa deles. Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos televisão e dormimos.

Outra coisa, papai, dormi na rede do Tonho, enquanto que ele dormiu no chão, pois não havia uma rede para cada um de nós.

Na nossa casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulhos, sem nenhum conforto, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.

Conforme o garoto falava, seu pai ficava estupefado, sem graça e envergonhado.

O filho na sua sábia ingenuidade e no seu brilhante desabafo, levantou-se, abraçou o pai e ainda acrescentou:

- Obrigado papai, por me haver mostrado o quanto nós somos pobres!


MORAL DA HISTÓRIA:

Não é o que você tem, onde está ou o que faz, que irá determinar a sua felicidade; mas o que você pensa sobre isto! Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então... Você tem tudo!

BICICLETA VOLTA A SER TRANSPORTE ESCOLAR DA ZONA RURAL

NÃO SABEMOS MAIS EM QUEM ACREDITAR.

Os alunos da zona rural de Apodi, que estudam na rede municipal de ensino estão sem condições de assistirem as aulas, pois, o transporte escolar parou.
                                                        PAROU POR QUE?    
Segundo a prefeita professora Gorete a culpa é dos vereadores, disse ela em conversa com os eleitores na comunidade de Baixa Fechada 1, neste dia 23, quinta-feira a noite, que dinheiro na prefeitura tem, e que se os motoristas não recebem seus salários a culpa não é dela e sim dos vereadores.
Na quinta-feira na sessão da câmara dos vereadores, os universitários lotaram o recinto reinvindicando que a prefeita ou os vereadores cumpram seus compromissos, neste momento o que eles pedem é o pagamento do transporte (ónibus); quer dizer cumpram a parte que lhes toca, pois é do nosso conhecimento que a prefeitura repassa 20.000,00 ( vinte mil reais) e os alunos pagam 13.000,00 (treze mil reais), sabemos também que a três meses os onibus estavam circulando somente com a contra-partida dos alunos. ISSO É UMA VERGONHA.
Os vereadores alegam que, se a verba solicitada tem um destino especificado e se for para o bem da população não tem nenhum impedimento,caso contrário eles estudam antes de aprovar. Enquanto eles jogam a culpa um no outro, nossos filhos se prejudicam, as aulas não pararam, somente  para nossos filhos que não tem como chegar a escola.
Queremos pedir a vocês que parem e pensem, e se fossem os filhos de vocês?  É difícil compreender uma situação da qual vocês nunca passaram, mas já que resolveram colocar seus nomes para ocupar cadeiras públicas, dizendo que defenderiam  nossos direitos, acordem, pois vocês podem estar muito bem; mas nós  estamos mal. Se tudo isso está acontecendo a poucos dias das eleições, tememos o que poderá acontecer quando a mesma passar.

                                                    

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PARA OS DEVOTOS DE NOSSA SENHORA.

  • Oração da manhã para todos os dias

    Data: 18.05.2010 | Categoria: Família Campanha dos Devotos, Sem categoria | Comentario: 32

    SXC.HU
    A oração é a forma mais direta e eficaz de comunicação entre Deus e os homens. 
    Devemos ser persistente e fiéis em oração para que nossa sintonia com Deus  seja constante.Faça essa oração diariamente antes de começar seu dia.

    “Senhor meu Deus, mais um dia está começando.

    Agradeço a vida que se renova pra mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam.

    Que tudo quanto eu viver hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor.

     Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém”.

domingo, 19 de setembro de 2010

QUADRA DE ESPORTES NO SÍTIO BAIXA FECHADA 1 ESTÁ QUASE CONCRETIZADA.



A comunidade de Baixa Fechada 1 junto com alguns amigos e companheiros de luta estão se reunindo há alguns dias para a construção de uma quadra de  esportes, esse sempre foi o sonho dos esportistas que até então jogavam em um campo neste mesmo local.
A Associação,a juventude e os amigos deste projeto reuniram-se neste domingo, organizaram um mutirão e fizeram o 1º piso da quadra, no dia de hoje foram aplicados quase 100 sacos de cimento, ficando o restante do serviço para o próximo domingo.
A concretização deste sonho é um incentivo ao esporte, muito importante para a juventude local.

PROFESSOR CONECTADO, SONHO REALIZADO.

        Dia 17 de setembro do ano de 2010, nós professores da rede estadual de ensino, vinculados
a SEEC recebemos um notebook,  para utilizarmos como ferramenta de trabalho, visto que estamos vivendo na era digital. Como professora há 20 anos  fiquei muito feliz, pois muitas foram as promessas que durante estes vinte anos escutei e juro que pensei que essa seria mais uma; mas me enganei. Este sonho foi realizado e  não foi só meu, como também  mais de 10.000 professores do estado do Rio Grande do Norte . Aqui na cidade de Apodi foi entregue pela 13ª DIRED 317 computadores,todos nós ficamos muito satisfeitos, alguns já possuíam  computador em casa, mas tínham que dividir com  os filhos, agora nós temos o nosso, aquele que não vai substituir nosso melhor amigo, mas vai ser como ele, inseparável.
        Venho agradecer a todos que lutaram por  esse projeto professor conectado,lhes garanto que esta  ferramenta veio trazer aos professores uma enorme satisfação, elevou a autoestima e hoje nos sentimos valorizados, pois entendemos que não fomos só enxergados dentro da sala de aula, mas fora dela também. Era notável a alegria no rosto dos professores, mas, em especial minhas colegas das escolas isoladas a quem quero dar os parabéns, Maria coeli do sitio carafosca, Fátima Costa do Assentamento Moacir Lucena, Jacinta Gama do sítio Baixa Fechada 1, Antônia Lúcia do sítio Rio Novo e Raimunda Nonata do sítio João Pedro, ambas professoras das escolas isoladas.
          Me desculpem se vou parecer um pouco dura,mas pensei por muitas vezes que pelo  fato de ser de escola isolada não ia ter direito de receber esse computador;não me julguem mal, mas é que trabalhamos com tantas necessidades, que me veio esse pensamento.
          Agradeço mais uma vez a todos que trabalharam por este projeto, em especial ao nosso governador  Iberé Ferreira e que ele continue valorizando os professores que com dedicação cuidam do futuro deste país.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA, TRABALHANDO COM JOGOS E BRINCADEIRAS.

Os jogos e as brincadeiras podem e devem ser utilizados como ferramenta importante de educação. Nós professores consideramos que tais atidades propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outros a auto-estima e a segurança.
A brincadeira é mais que passatempo, promove processo de socialização e descoberta do mundo.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

7 de setembro, Independência ou Morte.

Os alunos trabalharam uma história em quadrinhos, sabe quem era D. Pedro I ? Era o Cebolinha, Todo atlapalhado.

MEDIADORES DE LEITURA


      O projeto Mediadores de leitura busca despertar as muitas possibilidades de ampliação do conhecimento.   
O contato com o mundo da leitura torna-se uma ferramenta muito forte ; esse contato pode acontecer na oralidade, na leitura coletiva, no folheamento de livros, numa história em quadrinhos e tantas outras opções que o mediador vai multiplicando ao longo do seu trabalho.
    

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

 

~ Para você amigo de Internet ~

Nós temos sentado dia pós dia,
compartilhando nossas vidas, nossos sonhos,
nossos medos, nossos erros.
Continua me assustando como você
que um dia foi um estranho, tenha se transformado
em um de meus mais querido e estimado amigo.
Você é tão importante para mim como qualquer de
meus amigos pessoais, minha família ou vizinhos.
Você me faz sorrir,
quando compartilha suas brincadeiras.
Me faz rir quando conta suas histórias.
Me faz sentir sozinh@ quando se vai.
Você esta em meus pensamentos cada dia.
Para você...meu melhor amig@ da web!
Te Adoro!!!
Fique aqui onde eu possa te ver, te falar, compartilhar com você, suas brincadeiras, seu sorriso, seus sentimentos...
Obrigado por ser meu amig@ de Internet!!

domingo, 12 de setembro de 2010

TRABALHANDO COM FANTOCHES, ESCOLA ISOLADA BAIXA FECHADA.

Nosso objetivo é desenvolver a imaginação criadora das crianças; acreditamos que  os fantoches ajudam a criança integra-se ao seu ambiente, acabando a timidez, livrando-as de inibições, para que possam aproveitar o máximo da sua capacidade criadora.
 Ao utilizar os fantoches aprendem muito sobre o domínio que exerce seu próprio corpo, esses objetos passam a ter uma identidade,as vezes própria do aluno ou criada por ele.



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aniversariantes do mês de setembro,alunos da Escola Isolada Baixa Fechada

02/09/2010-TARCILA
09/09/2010- VALCIMAR
17/09/2010- PEDRO JÚNIOR

APAVA Comemora ínicio das Instalações de Unidade de Beneficiamento de Arroz


Depois de um longo tempo de luta e reivindicações a Cadeia Produtiva do Arroz vê novos horizontes surgindo. Durante muito tempo os agricultores que plantam Arroz no Vale do Apodi tiveram seus direitos renegados, entretando, hoje é tempo de colher os frutos de todo o percusso de mobilização que estes realizaram no sentido da busca para a melhoria desta classe. 
Com muitas reivindicações e Organização a APAVA (Assciação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi), consegui com que a Prefeitura municipal sedesse o lugar de Instalação de uma Unidade de Beneficiamento do Arroz, desta maneira os arrozeiros conseguem maiores lucratividades, tendo em vista que o lucro até hoje tem ficado nas mãos de atravessadores.
A APAVA conta atualmente com 54 Sócios, e consegui o finaciamento deste grandioso Projeto devido o seu nível de organização que possui. O projeto é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Solidário, que tem como objetivo geral, contribuir para a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento local sustentável. Segundo Bebé, presidente da APAVA, o valor total do projeto é de R$ 89.000,00 (oitenta e nove mil reais), onde já foi liberando uma parcela de R$ 31.000,00 (trinta e um mil reais), faltando à liberação de duas parcelas. Com a primeira parcela já iniciou-se a construção dos galpões.  

Fonte: Notícias do Campo, STTR Apodi.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

12ª Romaria de nossa Senhora dos Impossíveis-Patu RN


Os Legionários e Legionárias reuniram-se no Santuário do Lima, para o encerramento da Semana Legionária- que foi marcada por muitas celebrações eucarísticas, Adoração ao Santissímo Sacramento, Oracões Mariana, Ofícios e visitas domiciliares, doentes, idosos, incluindo presídios e hospitais.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A leitura é apontada como índice de melhoria na educação.

          Os dados da Secretaria de Educação do Estado (SEEC) mostram que no Ensino Fundamental principalmente nas séries iniciais de  1º ao 5º ano os índices estão favoráveis, e o programa Mediadores de leitura tem se tornado um grande incentivo.
          De acordo com Suely Marinho, subcoordenadora do Ensino Fundamental, os resultados obtidos são fruto  de um trabalho voltado para despertar o interesse da criança pela leitura. "O caminho é incentivar a leitura. Quando as crianças aprendem a gostar de ler, quando despertam o prazer em ler, elas passam a compreender melhor o mundo em que elas vivem." afirmou


          Nos dias 27 e 28 de agosto de 2010, realizou-se mais um encontro dos mediadores de leitura no auditório da 13ªDIRED, com o tema: Com quantos quadrinhos se constrói uma história, com o objetivo de proporcionar aos professores e apoio pedagógico a oportunidade de analisar e refletir sobre a importância de desenvolver com os alunos atividades de leitura e produção de histórias em quadrinhos.
Foram realizadas algumas oficinas dentre elas,como montar uma GIBITECA.      

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lugar de ler jornal é na sala de aula.

          É na  escola que os alunos recebem instrução e formação, e um dos papéis do professor será, pois, o de estabelecer laços entre a escola e a sociedade; levar jornal para sala de aula é como trazer o mundo pra dentro da escola.
          No processo de mediação primeiro o professor precisa ter muito claro por que escolheu aquele texto e não outro, mas ao selecionar o texto e estabelecer a intenção, apenas iniciou-se o trabalho de leitura. Há muito que percorrer para se formar um leitor competente. É necessário passar por algumas etapas, primeiro fazendo uma pré-leitura-momento que se ativa o conhecimento do aluno-leitor,com isso o aluno trabalha a sua memória a sua capacidade de previsão, associando suas experiências atuais com as passadas e com aquilo que espera que aconteça.
Uma outra etapa é a leitura descoberta, e o professor precisa ter em mente, que essas atividades deverão se processar passo a passo. A leitura não é feita de uma só vez, indiscriminadamente,mas sim de modo seletivo. Por isso não se pode esperar que o aluno enxergue uma simultaneidade de aspectos, de informações ou algumas intenções mais específicas. Portanto, ele precisa da mediação do professor, necessita ter claro o que deve buscar no momento da leitura.
 A última etapa é a pós-leitura onde o aluno leitor poderá utilizar criticamente o sentido construído, refletir sobre as informações recebidas e, assim, construir conhecimento.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Começou cedo o sofrimento das pessoas que precisam atravessar o rio ,na passagem próximo a Mariinha de Epitácio.


As pontes de carnaúba que não nos oferece o mínimo de segurança, ainda são a  salvação para os transportes de moto e carro pequeno (quer dizer se o motorista for corajoso)
 O problema maior é o transporte escolar,ainda no mês de agosto (31) e veja o que está acontecendo. Um dos carros ficou atolado no rio (o carro de Domiro) em seguida chegaram os outros carros com os alunos de Baixa Fechada,Carafosca e Trapiá e só conseguiram passar por que puxou o outro.Isso é só o começo.